Sabão Legal: juntos contra o vírus

Por Jussemar da Silva (*)

Na condição de diretor da E. E. E. Médio Farroupilha há três anos nesta função, juntamente com toda a equipe diretiva temos procurado abrir canais e espaços de trocas com a comunidade e instituições educativas. Dentre estas ações destacamos o projeto Sabão Legal: juntos contra o vírus , o que será objeto do nosso relato.

No início de abril, do corrente ano, num período em que já nos encontrávamos com a suspensão presencial das aulas, em razão da pandemia do COVID-19, fomos procurados pela mãe da aluna Júlia, a senhora Daniela Dias, que é estudante do IFRS, tecnóloga de Gestão Ambiental, onde manifestou interesse e convidou a escola para desenvolvermos um projeto. Após esta conversa preliminar, combinamos uma primeira reunião para planejar melhor este propósito. Reunidos na sala dos professores no dia 15 de abril, juntamente com a presidente do CPM da escola, Leine, a senhora Simone, representando a Associação Comunitária da Vila Querência, o professor Sérgio Kapron do IFRS, as alunas Júlia e Manuela do Farroupilha e do IFRS, respectivamente, pautamos o projeto, ponderamos sobre os objetivos, estratégia e parcerias. Tomando as medidas e procedimentos para pôr em prática.
 

Contextualizado com o momento inicial da pandemia e que ainda hoje vivenciamos, entendemos que o projeto além de cunho essencialmente educativo, seria aliado no combate a prevenção ao COVID-19. Dessa forma consolidamos as parcerias: IFRS (Campus Viamão); E. E. E. Médio Farroupilha; Círculo de Pais e Mestres da Escola Farroupilha; Associação Comunitária da Vila Querência – ASCOQUE; ECOPONTO Cooperativa Viamonense de Catadores e Recicladores (COOVIR) e Associação de Recicladores de VIamão ARV. O projeto foi conformado ao Edital IFRS 23/20, seguindo os termos, protocolos e procedimentos acadêmicos dentro dos critérios técnicos e científicos, sob a coordenação dos professores de economia Sérgio Kapron, IFRS (Campus Viamão) e mobilizados pela estudante e idealizadora Daniela Dias, tecnóloga de Gestão Ambiental, iniciamos a execução do projeto pioneiro, tendo como sede de produção o espaço da E. E. E. Médio Farroupilha.

O projeto desde sua concepção, parcerias e realização teve três etapas. A primeira de identificação de receitas, testes até definição oficial da receita; A segunda foi o processo de produção, propriamente dita, onde rotineiramente duas vezes por semana ocorria a produção, corte e embalagem das barras de sabões e a terceira etapa, a distribuição nas comunidades dos parceiros envolvidos, ou outras comunidades, previamente definidos pelo grupo gestor, além é claro de acompanhamento junto ao material de divulgação, orientação e conscientização sobre a educação ambiental.

Sabão Legal: juntos contra o vírus superou o previsto de produção e atingiu os objetivos propostos para além de 2,4 mil famílias beneficiadas diretamente pelo sabão e informações orientadoras, difundindo conhecimento, aprendizados e práticas que esperamos se perpetuar socialmente.

Conseguimos produzir e distribuir sabão e informações de prevenção ao COVID-19 às comunidades em vulnerabilidade social de Viamão. Construindo uma rede de cooperação “Parceira Sabão Legal” para conscientização, segurança, coleta, reciclagem e destino correto de resíduos de óleo de cozinha, evitando contaminação do solo, das águas e obtenção de outros insumos para o projeto.

Foram três meses de desenvolvimento, sete lotes de produção e o nosso desafio, e determinação é darmos continuidade ao projeto, o que faremos com a retomada neste segundo semestre.

Agradecemos a parceria e engajamento de todos, estando a Escola Farroupilha sempre disponível para outros projetos. Para maior conhecimento e informações sobre o Sabão Legal: juntos contra o vírus, seguem registros fotográficos, vídeos e publicações para quem quiser acessar.

Redes sociais:

Facebook – https://www.facebook.com/sabaolegal

Instagram – https://www.instagram.com/sabaolegal/

Twitter – https://twitter.com/sabaolegal

(*) Jussemar da Silva é professor da rede estadual e diretor da E. E. E. Médio Farroupilha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *